fbpx

Tomás Caldeira Cabral e Célia Alves partilham a magia das Caves de São João

Alinhadas nas Caves de São João estão centenas de garrafas de vinho de colheitas antigas, protegidas pelo silêncio e escuridão, que estagiaram ao longo de vários anos à espera de consumidores mais requintados.
Caves de São João

Estivemos na companhia da Engª Célia Alves  e visitamos um sítio privilegiado para os vinhos antigos, onde são acondicionados os vinhos Velhos, distribuídos pelas quatro marcas principais das Caves de São João:

  • Frei João
  • Quinta do Poço do Lobo
  • Porta dos Cavaleiros
  • Caves de João Reserva Particular

O vinho mais antigo é o de 1959 passando depois por vinhos da década de 60, 70, 80, 90 até 2000, isto em brancos e em tintos, em garrafas Magnum e garrafas de 0,75 Cl.

As garrafas Magnum eram os vinhos de colheitas que nesses anos eram colheitas muito boas e então faziam-se garrafas de maior quantidade, numa altura em que quase ninguém comprava vinhos engarrafados e todos bebiam vinhos de garrafão, é de facto impressionante.

Estes vinhos permanecem nestas Galerias porque aqui a temperatura é constante praticamente todo o ano, não há luz direta a incidir sobre as garrafas.

Os vinhos permanecem nas Caves de São João em estágio e à medida que vão sendo necessárias para comercialização é que as garrafas são retiradas das galerias por um operador que examina, garrafa a garrafa, o nível, o estado da rolha e aceita a garrafa ou não, em função da análise efetuada. Posteriormente as garrafas são lavadas e rotuladas de acordo com o que se fazia no passado.

As Caves de São João têm uma coleção enorme de rótulos antigos armazenados produzidos no ano específico, quando um vinho é pedido a garrafa é lavada e colocado rótulo correspondente.

TINTO CÃO

TINTO CÃO

Deixe um Comentário

Tabela de Conteúdos

Artigos Recentes

Siga-nos

Youtube

Tintocão Convida

TintoCão Convida

TintoCão Convida é um programa de entrevista conduzido por Rodrigo Quina ou Tomás Caldeira Cabral com o objectivo de conhecer melhor as personalidades ligadas ao Vinho, não só na sua vertente profissional como pessoa, qual a sua história, carreira, hobbies e projectos. 

Sommeliers Storytellers

André Figuinha
André Figuinha
Rodolfo Tristão
Rodolfo Tristão

Sommeliers André Figuinha e Rodolfo Tristão todas as semanas Canal Facebook Tintocão

Registe a nossa Newsletter

Options

Bem -Vindo

Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas?

Precisa de Ajuda? Fale Connosco