Herdade do Cebolal lança quatro novos vinhos

Vinha do Rossio, Casa Branca, Palhete e Clarete os quatro novos vinhos da Herdade do Cebolal
novos vinhos Herdade do Cebolal

Os quatro novos vinhos da Herdade do Cebolal, foram rotulados com um papel reciclado. Utilizaram rolha de cortiça produzida no Alentejo. As cápsulas no Herdade do Cebolal Clarete, Herdade do Cebolal “Vinha da Casa Branca” e do Herdade do Cebolal “Vinha do Rossio” foram substituídas por um lacre feito de cera de abelha produzida na herdade ou proveniente de apicultores da região. Nos últimos anos têm utilizado em todos os vinhos doses baixas de sulfitos (30 a 60mg), reduzimos a taxa de açúcar e também, procurado diminuir a percentagem de alcool (10,8 % a 13%).

Novos vinhos da Herdade do Cebolal

Herdade do Cebolal Palhete 2020 - Casta: 15% Antão Vaz e 85% Aragonês

O vinho palhete é um conceito que esteve sempre relacionado com o mundo do vinho em Portugal.

Era um vinho produzido pelos lavradores, bebido nas garagens das adegas e/ou vendido nas tasquinhas mais típicas do Alentejo.

É um vinho com mistura de uva branca com uva tinta. Este vinho bebia-se no próprio ano com um teor alcoólico baixo e com uma quantidade de sulfitos baixa.

Nos últimos 2 anos recuperaram este estilo de vinho porque na sua opinião faz todo o sentido face ao clima e à gastronomia do nosso país.

Utilizaram as castas Antão Vaz e Aragonês conseguindo tirar partido do melhor das duas castas. O Antão Vaz, como casta branca, trazendo alguma complexidade e uma boa frescura; o Aragonês é uma casta tinta que dá um tanino fino e elegante, um amargor ligeiro muito interessante no bouquet do vinho e por fim uma acidez bastante atraente.

Herdade do Cebolal palhete 2020 – 1200 garrafas

Herdade do Cebolal Clarete 2019 - Casta: Castelão

O clarete como o nome diz é um vinho com uma tonalidade mais clara.

Como fazemos parte da região vitivinícola da Península de Setúbal optamos por utilizar a casta Castelão para mostrar um estilo diferente do que se tem desenvolvido na região. Estamos a falar duma vinha velha plantada em solos de argila, mármore e calcário o que lhe dá um caráter muito distinto do que é normal nos vinhos de Setúbal e Palmela. Este vinho não precisa estagiar em barrica porque o próprio terroir já lhe confere um estilo terroso e fumado. Para nós, este vinho tem ótimo perfil para ser bebido tanto no inverno como no verão.

Herdade do Cebolal clarete 2019 – 1900 garrafas

Herdade do Cebolal "Vinha da Casa Branca" 2018 - Blend de Vinha: Encruzado, Arinto e Antão Vaz

Este branco chama-se Vinha da Casa Branca, nome da vinha de 7 anos e que tem no seu subsolo uma gema de sal a uma profundidade de cerca de 100 metros em consequência da presença do mar no local.

Herdade do Cebolal branco “Vinha da Casa Branca” 2018 – 1980 garrafas

Herdade do Cebolal "Vinha do Rossio" 2016 - Blend de Vinha - 13 castas autóctones da região (Mistura de Castas)

Esta vinha chama-se Rossio, porque dentro da própria parcela da vinha os nossos antepassados criaram um corredor onde se organizavam não só as reuniões com o pessoal da vindima como era também o local onde o rancho parava para almoçar. O Rossio era o local onde as pessoas partilhavam ideias e confraternizavam umas com as outras.
Herdade do Cebolal branco “Vinha do Rossio” 2016 – 3420 garrafas

Nos últimos 6 a 7 anos a família Lufinha Mota Capitão optou por mudar a forma como trabalhava a agricultura na Costa Alentejana. A herdade é constituída por 85 hectares dos quais 20 hectares são vinhas e 65 hectares são de floresta. Estes 85 hectares estão a ser convertidos gradualmente numa agricultura de baixa intervenção química e os próprios processos agrícolas têm sido modificados de forma a combater vários problemas ambientais como o aquecimento global, os aspectos negativos das monoculturas intensivas, o aparecimento de pragas, o abandono da população na região, entre outros.

Na compra de 3 ou mais garrafas utilize o código promocional: myonpack

TINTO CÃO

TINTO CÃO

Deixe um Comentário

Registe a nossa Newsletter

Bem -Vindo

Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas?

Precisa de Ajuda? Fale Connosco