Descodificação do DNA Humano

98 Anos de História Caves São João – Década 2000 / 2010

9ª Edição – 2018
No 98 Anos de História o tema foi o projeto genoma, denominação dada a tarefa de descodificação do DNA humano realizada por diversas nações associadas, que consistiu no esforço de decifrar o mapeamento do genoma humano. No ser humano o genoma é constituido por 23 pares de comossomas onde o filme da vida é contado.

Vinificação

Este vinho foi criado com intervenção mínima, de forma a respeitar-se o potencial qualitativo das excecionais uvas que o originaram, bem como respeitando o classicismo dos vinhos brancos do Dão e os das Caves São João, em particular. Por tal, o seu estágio sobre borras finas, decorreu em vasilhas de madeira, já longamente avinhadas, por um período de 6 meses, tendo sido engarrafado sem estabilização, após uma muito grosseira filtração.

Cor

Amarela palha

Aroma

Muito complexo, com evidentes notas minerais (sílex e pederneira), fósforo, especiarias, vegetal seco e muito ténues apontamentos frutados e de flores secas. As notas de madeira estão perfeitamente integradas, sendo praticamente impercetíveis.

Sabor

Possui grande frescura e volume gustativos, sendo no entanto também elegante, e bastante persistente, caraterísticas que lhe conferem excelente aptidão gastronómica e para envelhecer.

Aptidões

Deve ser servido à temperatura de 9/11 º C. Recomendado para acompanhar Peixes, ostras, queijos, bem como carnes magras, entre muitas outras iguarias. Este vinho tem um potencial de envelhecimento de, no mínimo, 10 anos.

Análise Físico-Química

Álcool (% vol.): 13,3
Acidez volátil (g acético/l): 0,24 Acidez
total (g tartárico/l): 6,10
pH: 3,04
Extracto seco total (g/l): 20,3
Açúcares totais (g/l): 0,8 SO2
Total (mg/l): 137

Pratos recomendados

Peixes, ostras, queijos, bem como carnes magras, entre muitas outras iguarias.

97 Anos de História Caves São João - Década 1990 / 2000

8ª Edição – 2017 Em junho de 1992, ocorreu no Rio de Janeiro o encontro mundial para o meio ambiente. A reunião de 176 Países ficou conhecida como ECO 92. Além da sensibilização das sociedades e das elites políticas, a Conferência teve como resultado a produção de alguns documentos oficiais fundamentais, tendo a Agenda 21 o papel mais relevante. 

99 Anos de História Caves São João - Década de 2010/2020

O vinho seleccionado para retratar a década de 2010 / 2020 foi um Rosé Pinot Noir de 2018 com Denominação de Origem Bairrada. 

Integrado no projecto de Comemorações do 1º Centenário das Caves São João que terá lugar, em 2020, foi lançado no mercado mais um vinho agora com o rótulo 99 Anos de História Caves São João. 

Esta edição apresenta um tema alusivo ao Bosão de Higgs, também chamada a partícula de Deus, que é uma partícula elementar, teoricamente surgida logo após o Big Bang, descoberta em 14 de Março de 2013. 

99-anos-com-história