fbpx

Herdade do Cebolal Branco 1998

Este Herdade do Cebolal branco 1998 foi feito pelo avô António, de Luís Mota Capitão, nos anos noventa. O seu avô usou técnicas tradicionais de viticultura e enologia. Hoje em dia, considera que o seu avô fez vinhos de autor e não vinhos de volume. Este vintage tem uma maior percentagem da casta Fernão Pires do que a variedade Arinto, mantendo o perfil usual desta referência.

12,80

Esgotado

Herdade do Cebolal Branco 1998

Category

Descrição

Herdade do Cebolal Branco 1998
Este Herdade do Cebolal branco 1998 foi feito pelo avô António, de Luís Mota Capitão, nos anos noventa. O seu avô usou técnicas tradicionais de viticultura e enologia. Ele transmitiu o seu know-how para as gerações posteriores. Hoje em dia, considera que o seu avô fez vinhos de autor e não vinhos de volume. O ano de 1998 caracterizou-se por ser um ano seco e quente. Este vintage tem uma maior percentagem da casta Fernão Pires do que a variedade Arinto, mantendo o perfil usual desta referência.

Vinificação
A vindima foi feita no início de Setembro. Fermentou em depósitos de cimento sem controlo de temperatura.

Cor
Este vinho branco apresenta uma color âmbar.

Aroma
Apresenta alguns aromas de oxidação, café, frutos secos, algumas notas de mel e caramelo que lhe dá a sensação de um vinho doce.

Sabor
Na boca é um estilo seco, mineral, com uma acidez e uma frescura muito equilibrada. É um vinho longo e persistente na boca.

Herdade do Cebolal
A Herdade do Cebola fica localizada no litoral alentejano, no extremo sul da região demarcada Península de Setúbal, junto à aldeia de Vale das Éguas e a cerca de 17 Km de Santiago do Cacém – Alentejo Litoral.

O clima desta região é mediterrâneo moderado frio, contribuindo para uma terroir único.
A Herdade está num vale, a Norte tem a Serra de Santiago do Cacém e a Sul a Serra do Cercal, que protegem as vinhas dos ventos fortes. Neste vale observam-se microclima. Durante o dia temos temperaturas entre 35o e 42o e durante a noite a temperatura baixa para 10o/15o. O vale e a proximidade do mar transmitem uma brisa marítima que se reflete nos nossos vinhos.
A propriedade é constituída por uma área de montado de sobro e por uma zona de encostas viradas a sul, onde desde sempre existiram vinhas plantadas desde meados do Séc.XIX. Desta forma, tradicionalmente e ao logo dos tempos, a Herdade do Cebolal é conhecida na região pela qualidade inegável do seu vinho.
A Herdade é constituída por 23 hectares de vinha com videiras com idades entre os 3 e os 25 anos – 10 ha são vinhas de castas brancas e 13 ha de castas tintas. As castas nacionais tintas são o Castelão, Aragonês, Touriga Nacional e Alicante Bouchet e as brancas são o Fernão Pires, Roupeiro, Arinto, Antão Vaz e Encruzado. As castas internacionais tintas são o Syrah, Petit Verdot, Merlot e Cabernet Sauvignon e as castas brancas são o Semillon e Sauvignon Blanc.
Enólogos: António José Saramago (Enólogo Principal), Luís Mota Capitão (Enólogo Residente)
Viticultor: Francisco Mata (Presidente da Ateva)
Produtor: Isabel Mota Capitão

Informação adicional

Peso 1.4 kg
Produtor

Herdade Cebolal

Região

Península de Setúbal

Pais de Origem

Portugal

Tipo de vinho

Vinho Branco

Casta

Arinto, Fernão Pires

Capacidade

75Cl

Servir a

12/14 ºC

Harmonizações

Aperitivos, Queijos, Sobremesas

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Herdade do Cebolal Branco 1998”

Crie um Pack à sua Medida

Bem -Vindo

Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas?

Precisa de Ajuda? Fale Connosco