Desde 1890

Projeto Familiar de Gerações

A Herdade do Cebolal situa-se na Costa Alentejana, na aldeia de Vale das Éguas do concelho de Santiago do Cacém. Desde 1890 que o nosso projeto familiar passa de geração em geração, sendo atualmente gerido pela 4ª e 5ª geração: Isabel e seu filho Luís Lufinha Mota Capitão. O conhecimento, transmitido ao longo das gerações, fortalecido pelos valores, ética, responsabilidade e o respeito pelo homem e pela natureza dá origem a este património que nos identifica como família. Somos artesões do vinho, respeitando a autenticidade do nosso terroir o que se traduz em vinhos com personalidade, respeito pelo meio ambiente e baixa intervenção química.”

Dois vinhos brancos e dois tintos

Lançamento Novos vinhos

Para além de desenvolvermos uma agricultura mais sustentável e mais amiga do ambiente, também temos tido a preocupação de embalar o nosso produtos em materiais ecológicos. Estes 4 vinhos foram rotulados com um papel reciclado. Utilizamos rolha de cortiça produzida no Alentejo. As cápsulas no Herdade do Cebolal Clarete, Herdade do Cebolal “Vinha da Casa Branca” e do Herdade do Cebolal “Vinha do Rossio” foram substituídas por um lacre feito de cera de abelha produzida na herdade ou proveniente de apicultores da região. Nos últimos anos temos utilizado em todos os vinhos doses baixas de sulfitos (30 a 60mg), reduzimos a taxa de açúcar e também temos procurado diminuir a percentagem de alcool (10,8 % a 13%).

Vinho Cebolal Emerso Branco e Tinto

Dia 20 de Maio, Herdade do Cebolal Voltou ao Mar

Vinho Cebolal Emerso Branco e Tinto

Um total de 250 garrafas de vinho tinto e branco foram mergulhadas, no dia 20 de maio, a cerca de 20 metros de profundidade, na Marina de Sines. O projeto que começou há oito ano, já contabiliza quatro produções do vinho do Mar.

Desde a primeira edição que o projeto “Cebolal Emerso” procura estudar “a evolução” dos vinhos no fundo mar promovendo igualmente a ecologia e a economia local.

137 garrafas Cebolal Emerso tinto 2019 – Castelão, Aragonês
113 garrafas Cebolal Emerso branco 2020 – Castas: Roupeiro, Manteúdo e Arinto

As vendas serão efetuadas por reserva 

Regeneração do nosso ecossistema

A Herdade do Cebolal é também um projecto especial devido à preocupação que tem com o meio ambiente, e este é um factor chave que se reflecte nos vinhos.

Agricultura regenerativa

A Herdade do Cebolal é constituída por 85hectares dos quais 20 hectares são de vinha e 65 hectares de floresta. Estamos a trabalhar na regeneração/restruturação do nosso património em que os primeiros 7 hectares já estão convertidos em Agricultura Sintrópica. Ao longo dos últimos anos temos aplicado processos baseados numa filosofia amiga do ambiente utilizando técnicas de agrofloresta / agricultura sintrópica, permacultura e agricultura com baixa intervenção química. Ao utilizarmos estes processos estamos a preservar o nosso habitat, os ecossistemas e a biodiversidade, e por consequente, na saúde da nossa comunidade.

Anterior
Next

VINHA/VITICULTURA

A nossa vinha é composta por castas autóctones e castas internacionais, que foram plantadas durante as últimas décadas, tendo as mais antigas cerca de 80 anos. As nossas práticas de viticultura têm sido revistas ao longo dos últimos anos devido às questões ambientais emergentes do aquecimento global. Como tal, temos valorizado as sinergias entre culturas de forma a criar um intercambio/simbiose protetora, o que se traduz numa agricultura com baixa intervenção química. Com este tipo de viticultura, estamos a tentar enriquecer o nosso solo e a gerir os recursos hídricos de uma forma mais equilibrada e mais amiga do ambiente. Através da valorização do terroir, queremos garantir a autenticidade e o caracter das nossas castas.

Anterior
Next

Agricultura Sintróica

A Agricultura Sintrópica ou Agrofloresta é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos por práticas agrícolas tanto na sua forma como na sua função e dinâmica. Falamos
da regeneração pelo uso de áreas agrícolas produtivas que levam à independência da matéria prima e irrigação que tem como consequência o equilíbrio dos ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do microclima e facilitação do ciclo da água. Ou
seja, a plantação agrícola é concomitante à regeneração de ecossistemas. A agricultura sintrópica baseia-se no conceito da sintropia – principio contrário da entropia – que se caracteriza pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente. Inspirou-se na dinâmica natural dos ecossistemas virgens que não sofreram interferência humana. Inspirou-se igualmente num manejo sustentável.

.
Anterior
Next

A Adega

A nossa adega foi remodelada no ano de 2013, pela 4ª e 5ª geração, preservando técnicas tradicionais assim como investindo em mecanismos de apoio inovadores.
Nos últimos anos, a Herdade do Cebolal tem desenvolvido vinhos de baixa intervenção química, de forma a ir ao encontro da sua origem preservando as características do seu terroir. Desta forma, queremos valorizar a simplicidade dos vinhos, promovendo estilos que tenham estado esquecidos.  A nossa preocupação nos últimos anos é produzir vinhos consistentes, sérios e com uma preocupação perante o consumidor final. A nossa missão será produzir vinhos com baixo teor de sulfitos, baixo teor alcoólico e com o mínimo de intervenção química de forma a preservar a saúde do cliente e demonstrar a autenticidade do vinho. A adega é considerada um complemento da produção dado que a base de tudo está no tipo de viticultura desenvolvida.

Visita à Herdade do Cebolal

Uma experiência única

Venha fazer uma visita à Herdade do Cebolal com a companhia dos produtores!

Uma experiência única.

Visita Herdade do Cebolal

Venha ao encontro dos sabores e dos aromas típicos da Costa Alentejana… Sinta a nossa autenticidade!

Entre em contacto connosco para saber que tipos de visita temos e faça a sua reserva/marcação. 

Escolha a experiência que quer viver

Eventos Herdade do Cebolal

  • Festa das Vindimas
  • Magusto
  • Portas Abertas
  • Festas de Aniversário
  • Despedidas de solteiro
  • Team Building
  • Cocarias

Os Nossos Vinhos

Vinhos Herdade do Cebolal

Contactos

Telefone

914 642 466

Bem -Vindo

Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas?