fbpx

À descoberta da Herdade do Cebolal

Projeto familiar de gerações

Apesar do cariz familiar bem presente na Herdade do Cebolal e da manutenção das tradições, as novas tecnologias são também uma presença essencial para garantir a inovação necessária aos tempos actuais. O conhecimento vinícola profundo associado aos valores, à ética, à responsabilidade e o respeito pelo homem e pela natureza dá origem a este património que os identifica como família.

Situada no coração da Costa Alentejana, ao pé de Santiago do Cacém na aldeia de Vale das Éguas, a Herdade do Cebolal é um projecto familiar de 5ª geração desde 1880, gerida agora pelo produtor e enólogo Luís Lufinha Mota Capitão. Aqui, fazem-se vinhos com personalidade, respeito pelo meio ambiente e muita garra.

A Herdade do Cebolal

A Herdade está localizada num vale entre duas serras (a norte a Serra de Santiago e a sul a Serra do Cercal), existindo uma ventilação natural típica da Costa Alentejana e dando uma protecção natural às vinhas. Existe aqui também uma grande amplitude térmica diária de quase 20 graus, o que é bastante benéfico para a qualidade dos vinhos. As vinhas estão também muito próximas do Oceano Atlântico (cerca de 9km em linha recta) o que lhe dá um toque fresco, mineral e salino ao vinho inconfundível. Geograficamente a Herdade do Cebolal está no Alentejo, mas relativamente ao mapa vínico, pertence à Península de Setúbal. Contudo, a Herdade do Cebolal pertence à Costa Alentejana, devido à sua especificidade de terroir.

O Terroir

O clima e o solo da Herdade do Cebolal é também ele único. Existem dezenas de microclimas e solos (argilosos, calcáricos, xistosos, arenosos, entre outros) em somente 20ha de vinha, o que dá pano para mangas para elaboração de vinhos. Uns solos preservam frescura, outros ajudam na complexidade da mineralidade dos vinhos e outros ajudam na retenção de água nos solos. Essa diferença de solos nota-se na uva e consequentemente nos vinhos.

Entre as vinhas existe enrelvamento com o objectivo de combater a erosão e o aquecimento do solo, assim como enriquecer o terreno através da biodiversiade expontânea. Na vinha da Herdade do Cebolal para além das castas Arinto e Fernão Pires, existem também Sauvignon Blanc, Boal, Encruzado, Antão Vaz, Roupeiro, Manteúdo, Castelão, Touriga Nacional, Syrah, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. Um trabalho feito ao longo de um ano para que na altura da vindima, a uva expresse a qualidade e tempo investido.

Anterior
Next
FNG_3921 (002)

A Adega

Entre as vinhas existe enrelvamento com o objectivo de combater a erosão e o aquecimento do solo, assim como enriquecer o terreno através da biodiversiade expontânea. Na vinha da Herdade do Cebolal para além das castas Arinto e Fernão Pires, existem também Sauvignon Blanc, Boal, Encruzado, Antão Vaz, Roupeiro, Manteúdo, Castelão, Touriga Nacional, Syrah, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. Um trabalho feito ao longo de um ano para que na altura da vindima, a uva expresse a qualidade e tempo investido.

Sustentabilidade

A Herdade do Cebolal é também um projecto especial devido à preocupação que tem com o meio ambiente, e este é um factor chave que se reflecte nos vinhos.

 Não é usado qualquer químico como insecticidas ou herbicidas. São utilizados fertilizantes naturais na vinha, assim como outros produtos naturais como por exemplo os engaços da uva ou mesmo as borras de café. Em redor da vinha existe uma floresta, que ao longo dos anos foi crescendo e irá continuar a crescer. Para além da floresta existem ovelhas que passam na vinha, abelhas que polinizam as flores. No fundo, uma comunidade ecológica entre vinha e floresta, o que faz com a vinha seja muito mais sustentável e consiga combater problemas do aquecimento global como a seca, algo que está cada vez mais presente na viticultura e na agricultura em geral.

Este conceito de biodiversidade, agricultura biológica é algo que o produtor acredita piamente. E vai mais longe. A Herdade do Cebolal está a entrar num conceito ainda muito pouco conhecido em Portugal. Chama-se agricultura sintrópica. A agricultura sintrópica é o termos designado a um sistema de cultivo agroflorestal baseado num conceito de sintropia, ou seja, caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente. Esta vertente agrícola inspira-se na dinâmica natural dos ecossistemas, aproveitando ao máximo o terreno, considerando a manutenção e reintrodução de espécies nativas da região onde está a Herdade do Cebolal, como as castas regionais, medronheiros, sobreiros, pinheiros, várias árvores de fruto e muitas outras, havendo assim um grande enriquecimento do solo, devido à quantidade de matéria orgânica. Todo este processo faz com que aumente a biodiversidade, modificações positivas no ecossistema e por fim na qualidade dos vinhos.

Venha fazer uma visita à Herdade do Cebolal com a companhia dos produtores!

Pack Herdade Do Cebolal Calcário mais Xisto

Herdade Do Cebolal Xisto Tinto 2014

O Herdade do Cebolal Xisto é um “Surfista da Costa Alentejana”, o irmão mais feliz, mais falador e mais explosivo.

Herdade Do Cebolal Calcário Tinto 2014

A proximidade com o Atlântico e solos ricos em argila e calcário conferem características únicas de frescura, alta concentração de acidez e minerais do Herdade do Cebolal Calcário Tinto. 

*A oferta é válida para uma pessoa. A visita à Herdade do Cebolal é efetuada com marcação prévia.

Visita Herdade do Cebolal inclui:

  • Uma introdução da Herdade do Cebolal no exterior da adega 
  • Visita à adega com prova de vinhos de cuba ou barrica com o nosso enólogo
  • Aproveite e conheça os nossos vinhos engarrafados – Herdade do Cebolal branco e tinto com alguns petiscos locais ou regionais (pão caseiro, marmelada tradicional, queijos e enchidos regionais e artesanais, batatas fritas artesanais e locais, fruta da época, entre outros).
  • Espero que goste e que tenha uma experiência gastronómica diferente!
  • *A oferta é válida para uma pessoa. A visita à Herdade do Cebolal é efetuada com marcação prévia.
Herdade do Cebolal

Vinhos Herdade do Cebolal

Herdade Cebolal

Nos últimos anos iniciaram um projecto que envolve Portugal pela sua longa história associada ao mar, a biodiversidade loco-regional, a comunidade local, a gastronomia, a arte, a cultura… Desde a sua infância que Luís Lufinha Mota Capitão (5ª geração de produtores) tinha um sonho – ir um dia ao futuro.

Nascimento de um novo projeto – Vinho do Mar

Vinho Cebolal Imerso

O vinho Cebolal Imerso é um vinho profundo e misterioso cheio de passado e carregado de futuro. Estagiou no Oceano Atlântico a uma profundidade entre 15 e 40 metros durante 12 a 21 meses. A ondulação do mar, a fauna e a flora marítimas criaram uma obra que é única, que não se repete

 
Cebolal Imerso
Imerso
Herdade De Cebolal Superior Branco
Herdade de Cebolal Superior
Herdade De Cebolal Caios Tinto 2011
Herdade de Cebolal Caios Tinto 2011
Herdade De Cebolal Blanc De Noir
Herdade de Cebolal Blanc de Noir

Bem -Vindo

Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas?

Precisa de Ajuda? Fale Connosco