fbpx

Madeira Barbeito Bastardo Reserva Três Pipas

Madeira Barbeito Bastardo Reserva Três Pipas de cor ouro velho. Notas florais, cítrico maduro, compota de fruta amarela, folha seca e nozes. Paladar fresco ligeiramente picante, envolvendo toda a boca com uma acidez vibrante e precisa. Sabor suave de alperce num final fresco e elegante.

 

 

51,90

Madeira Barbeito Bastardo Reserva Três Pipas

Descrição

Madeira Barbeito Bastardo Reserva Três Pipas

Vinificação
O Bastardo esteve extinto na Madeira durante muitos anos. A sua recuperação deveu-se a Teófilo Cunha que, em 2004, plantou de novo vinhas daquela casta nas terras da sua família em São Jorge, no Norte da ilha. Ricardo Diogo vindimou o Bastardo pela primeira vez em 2007. Desde então com as uvas que todos os anos davam entrada na adega estava decidido a experimentar o máximo possível e, por essa razão, cada vinificação efectuada acrescentou sempre algo de novo aos seus conhecimentos. Para este lote Reserva Velha juntou três vinhos, o primeiro de Curtimenta do ano 2010 e outros dois de Bica Aberta dos anos 2009 e 2011 que deram origem a 2.139 garrafas todas elas numeradas.

Notas de Prova
Madeira Barbeito Bastardo Reserva Três Pipas de cor ouro velho. Notas florais, cítrico maduro, compota de fruta amarela, folha seca e nozes. Paladar fresco ligeiramente picante, envolvendo toda a boca com uma acidez vibrante e precisa. Sabor suave de alperce num final fresco e elegante.

Ivin
A Ivin é uma empresa portuguesa dedicada à produção, distribuição e exportação de vinhos. Trabalha diretamente com produtores e enólogos de várias vinícolas em Portugal. Exporta para mais de 15 países, vinhos de 8 diferentes regiões de Portugal.

Proveniente de uma família de produtores de vinho, João Silva e Sousa, possui uma sólida formação académica como enólogo, formado pelo Instituto Superior de Agronomia e um longo percurso profissional, que o levou a ser reconhecido com um dos maiores enólogos portugueses. Atualmente dedica-se a projectos pessoais como o Bota Velha.

Fundada em 1948 por testamento do Dr. Cosme de Campos Callado, a Fundação Abreu Callado dedica-se hoje ao desenvolvimento social e económico da sua região. A sua propriedade de 2800 ha estende-se desde 1758 pelos cinco forais originais de Cabeço de Vide, Alter do Chão, Benavila, Avis e Valongo, atravessados pela Barragem do Maranhão.

Barbeito Madeira
A natureza é rainha na produção dos nossos vinhos. Tentamos tirar partido do fato dos mesmos envelhecerem em três armazéns de Canteiro distintos. Apesar de estarem todos situados em Câmara de Lobos estão sujeitos a características climatéricas e exposição solar diferentes. Estes fatores permitem-nos obter uma grande variedade de vinhos dando origem a lotes caracterizados pelo estilo único de Barbeito: a longa e ácida frescura no fim de boca.

O armazém C, situado no sítio da Torre, em Câmara de Lobos, permite-nos obter vinhos mais suaves, com menos acidez e menos carregados na cor. Estes, no entanto, necessitam de um período de envelhecimento mais longo. Neste armazém, onde temos cascos com capacidades entre 300 e 700 litros, a média anual de evaporação é de 3%.

O armazém D foi construído nos anos 40 pela família Afonso propositadamente para o envelhecimento de vinhos. Este armazém que possui cobertura em zinco favorece o aquecimento extra no interior quando o sol incide na mesma. Durante o Verão, as temperaturas elevadas proporcionam boas concentrações. No Inverno, por ser muito frio, ajuda a equilibrar as concentrações e a clarificar os vinhos.

O armazém E situa-se na nossa nova Adega, construída em 2008. O novo armazém consiste num espaço único mas amplo e com temperaturas diferentes. O tecto tem cobertura de zinco e de betão. A parte de maior dimensão está coberta por folhas de zinco contribuindo para temperaturas mais elevadas, daí haver uma maior evaporação que pode chegar aos 3% anuais. A parte de menor dimensão está coberta por betão onde as temperaturas são mais frescas e com uma perda média anual de 1 a 1,5%. No espaço mais quente, os vinhos têm uma maturação mais rápida e uma maior concentração de açúcares. No espaço mais fresco, a maturação é mais lenta, conseguindo-se assim vinhos mais frescos e elegantes.


			

Informação adicional

Peso 1.4 kg
Produtor

Ivin

Região

Madeira

Pais de Origem

Portugal

Tipo de vinho

Vinho da Madeira

Capacidade

50cl

Casta

Bastardo

Teor Alcoólico (º)

18º a 20º

Servir a

12/14 ºC

Harmonizações

Aperitivos, Peixes

Crie um Pack à sua Medida

Bem -Vindo

Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas?

Precisa de Ajuda? Fale Connosco