Monte Bluna Blunissima

O Monte Bluna Bluníssima é o superlativo absoluto da Monte Bluna. Dá voz, transmite a grandeza, força e singularidade de toda uma região. O Bluníssima só é produzido nos melhores anos, quando a natureza o permite e a arte o consegue. Provém de uma vinha com mais de 40 anos, localizada no sítio do Moinho do Céu, em Arruda dos Vinhos e é o resultado do critério e do detalhe.

63,20

Monte Bluna Blunissima

Category

Descrição

Monte Bluna Blunissima

O Monte Bluna Bluníssima é o superlativo absoluto da Monte Bluna. Dá voz, transmite a grandeza, força e singularidade de toda uma região.

O Bluníssima só é produzido nos melhores anos, quando a natureza o permite e a arte o consegue. Provém de uma vinha com mais de 40 anos, localizada no sítio do Moinho do Céu, em Arruda dos Vinhos e é o resultado do critério e do detalhe. É a dádiva da melhor seleção da uva na vinha e na adega e de uma maceração, fermentação e transformação suaves e generosas, que visam a complexidade, potência, sedução e elegância.

Tem cor rubi profundo, no aroma apresenta fruta vermelha madura, notas de bosque e mentoladas e agradáveis sugestões de couro. Madeira bem integrada a trazer especiarias doces e fumados, tudo assente em fundo de pedra calcária. Na boca é sedutor e requintado, com corpo e frescura cativante, estruturado, com taninos robustos, mas delicados. O final é envolvente e prolongado e apresenta grande potencial de envelhecimento em garrafa.

O Bluníssima Aragonez 2017 iniciou o seu percurso no fim de um Outono quente e seco. Em fevereiro temperaturas muito elevadas conduziram a um abrolhamento precoce e o restante ciclo continuou com temperaturas elevadas. A floração beneficiou de boas condições e decorreu em junho. O Verão, quente e árido, levou a que o pintor se tenha iniciado em julho e se tenha dado num ápice. A condição de seca traduziu – se numa maturação curta, completa e equilibrada e em uvas de estado sanitário irrepreensível. A vindima manual realizou – se cedo, a 9 de setembro de 2017.

O Bluníssima Aragonez 2017 maturou em cascos usados de carvalho francês (87%) e americano (13%) durante 12 meses. Descansou por mais 6 meses em inox até ao seu engarrafamento em Maio de 2019.

Vinificação
A uva foi vindimada manualmente, com escolha, para pequenas caixas de 20 Kg. Na adega, a uva foi novamente escolhida à mão e de seguida desengaçada, o esmagamento – passivo – foi resultado do transporte para o depósito. Gozou de um dia e meio de maceração pré-fermentativa e de seguida fermentou à temperatura de 25º C. A transformação maloláctica, de acabamento, fê-la em depósito de cimento. Após a transformação, maturou em cascos usados de carvalho francês (87%) e americano (13%) de Outubro 2017 a Novembro de 2018. Descansou por mais 6 meses em vasilha de inox até ao seu engarrafamento em Maio de 2019. Para preservar a sua qualidade, o Bluníssima Aragonez 2017 foi engarrafado sem tratamento, podendo assim dar azo à formação de depósito natural.

Notas de Prova

O Monte Bluna Bluníssima Aragonez 2017 tem cor rubi profundo, no aroma apresenta fruta vermelha madura, notas de bosque e mentoladas e agradáveis sugestões de couro. Madeira bem integrada a trazer especiarias doces e fumados, tudo assente em fundo de pedra calcária. Na boca é anguloso e elegante, com corpo e frescura cativante, estruturado, com taninos robustos mas delicados. O final é envolvente e prolongado.

Guarda
Não obstante poder ser consumido desde já, apresenta predicados para evoluir muitos anos em garrafa, desde que devidamente armazenado.

Consumo
Abrir 3 horas antes de ser servido.

Monte Bluna

“A Monte Bluna iniciou o seu percurso em 2015, com a compra de uma pequena vinha com mais de 40 anos. Desde então tem trabalhado afincadamente para desenvolver vinhos de qualidade superior numa antiga região de epíteto grandioso, mas memória esquecida: Arruda dos Vinhos. Neste momento explora 6 hectares de vinhas, todas em altitude, ladeadas pelo Atlântico e pelo Tejo e está a desenvolver, nestes terrenos sedimentares do período Jurássico, um projeto vitivinícola singular.

Desde o início, a Monte Bluna procura vinhas excecionais, dando-lhes expressão, equilíbrio, tempo e voz. A sua primeira criação é o Bluníssima, onde tenta transmitir a grandeza e força de toda uma região.

Um objetivo central da Monte Bluna é elevar a qualidade dos vinhos de Lisboa, contribuindo para a colocar entre as melhores e mais distintas regiões vinícolas do mundo. Em particular, este projeto pretende recuperar a antiga excelência DOC Arruda, não reconhecida nas últimas décadas. A Monte Bluna parte destas terras para se provar constantemente, apostando também na altitude, em novos montes nunca antes desbravados, para fazer algo muito antigo com modernidade e diferença.

Na Monte Bluna tudo é feito em equilíbrio com o meio ambiente, daí resultando uma harmonia que presta permanente homenagem às únicas verdadeiras atrizes, as uvas. Depois cada caso é um caso, cabendo aos artífices ir decidindo o melhor desfecho. Aqui nada é pré-programado, tudo resulta do capricho do tempo e da natureza. Os materiais, a criatividade e a ousadia dão os retoques finais à experiência sensorial que pretende promover. A nossa responsabilidade é total. A responsabilidade é sensatez, primeiro para com o ambiente e depois para com o consumidor. Moderação, senso e equilíbrio. Simples, contudo, complexo.

De uma terra ancestral, o melhor vinho, quando a natureza o quiser – este é o nosso compromisso.”

Informação adicional

Peso 1.4 kg
Pais de Origem

Portugal

Região

Lisboa

Produtor

Monte Bluna

Tipo de vinho

Vinho Tinto

Casta

Aragonez

Capacidade

75Cl

Teor Alcoólico (º)

14º a 15º

Servir a

16ºC-17ºC

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Monte Bluna Blunissima”

Crie um Pack à sua Medida

Bem -Vindo

Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas?

Precisa de Ajuda? Fale Connosco