Monte Bluna Reserva

O Monte Bluna Reserva representa uma casa, casa que queremos também sua. É um vinho distinto, de uma qualidade superior e de um detalhe obsessivo. O Monte Bluna Reserva é feito com as melhores uvas que em cada ano a Monte Bluna consegue produzir em sua casa.

26,40

Monte Bluna Reserva

Category

Descrição

Monte Bluna Reserva

O Monte Bluna Reserva representa uma casa, casa que queremos também sua. É um vinho distinto, de uma qualidade superior e de um detalhe obsessivo.
O Monte Bluna Reserva é feito com as melhores uvas que em cada ano a Monte Bluna consegue produzir em sua casa. Com uma seleção cuidada de castas, combina-as para obter o sublime que em cada ano a natureza pródiga oferece, sempre suprema, sempre diferente. Todo o processo de construção deste vinho é meticulosamente cuidado para que possa ostentar o nome que mais prezamos, chegando a si imaculado e pronto a surpreendê-lo.

O Monte Bluna Reserva 2018 tem cor carmim, profunda e brilhante. Aroma em grande estilo, sublinhado pela qualidade e notável riqueza de múltiplas dimensões. Fruta vermelha fresca e de extrema elegância, notas de bosque e delicadas sugestões vegetais. Envolvido por madeira bem integrada a trazer especiarias doces e cacau, tudo assente em fundo de pedra calcária a perdurar na memória. Na boca é elegante, primoroso no equilíbrio entre a generosidade do corpo, pleno de substância e de vibrante frescura. Possui taninos amplos, luxuosos e ricos, integrados, a elevar a experiência da prova. O final é admirável de extensão e envolvente.

O Monte Bluna Reserva 2018 é um vinho de lote. O Aragonez maturou em cascos usados de carvalho francês (80%) e americano (20%) de Outubro 2017 a Novembro de 2018. Já a Tinta Miúda estagiou em casco usado de carvalho francês pelo mesmo período. Construído o lote, descansou por mais 12 meses em inox até ao seu engarrafamento a 22 de Dezembro de 2020.

Vinificação
O Monte Bluna Reserva 2018 é um vinho de lote das castas Aragonez e Tinta Miúda. O Aragonez e a Tinta Miúda foram vindimados manualmente, com escolha, para pequenas caixas de 20 Kg. Na adega, as uvas foram novamente escolhidas à mão e de seguida desengaçadas. O esmagamento – passivo – foi resultado do transporte para o depósito. Gozaram de um dia de maceração pré-fermentativa e de seguida fermentaram à temperatura de 23º C. A transformação maloláctica, de acabamento, foi realizada em depósito de cimento. Após a transformação, o Aragonez maturou em cascos usados de carvalho francês (80%) e americano (20%) de Outubro 2017 a Novembro de 2018. Já a Tinta Miúda estagiou em casco usado de carvalho francês pelo mesmo período. O lote foi construído 1 mês depois da saída dos cascos, em Dezembro de 2018 e descansou por mais 12 meses em vasilha de inox para aprimoramento sensorial e incremento em complexidade, até ao seu engarrafamento a 22 de Dezembro de 2020. Para preservar a sua qualidade, o Monte Bluna Reserva 2018 foi engarrafado sem tratamento, podendo assim dar azo à formação de depósito natural.

Notas de Prova
Cor carmim, profunda e brilhante. Aroma em grande estilo, sublinhado pela qualidade e notável riqueza de múltiplas dimensões. Fruta vermelha fresca e de extrema elegância, notas de bosque e delicadas sugestões vegetais. Envolvido por madeira bem integrada a trazer especiarias
doces e cacau, tudo assente em fundo de pedra calcária a perdurar na memória. Na boca é elegante, primoroso no equilíbrio entre a generosidade do corpo, pleno de substância e de vibrante frescura. Possui taninos amplos, luxuosos e ricos, integrados, a elevar a experiência da prova. O final é admirável de extensão e envolvente.

Guarda
Não obstante poder ser consumido desde já, apresenta predicados para evoluir muitos anos em garrafa, desde que devidamente armazenado.

Consumo
Abrir 1 hora antes de ser servido

Monte Bluna

“A Monte Bluna iniciou o seu percurso em 2015, com a compra de uma pequena vinha com mais de 40 anos. Desde então tem trabalhado afincadamente para desenvolver vinhos de qualidade superior numa antiga região de epíteto grandioso, mas memória esquecida: Arruda dos Vinhos. Neste momento explora 6 hectares de vinhas, todas em altitude, ladeadas pelo Atlântico e pelo Tejo e está a desenvolver, nestes terrenos sedimentares do período Jurássico, um projeto vitivinícola singular.

Desde o início, a Monte Bluna procura vinhas excecionais, dando-lhes expressão, equilíbrio, tempo e voz. A sua primeira criação é o Bluníssima, onde tenta transmitir a grandeza e força de toda uma região.

Um objetivo central da Monte Bluna é elevar a qualidade dos vinhos de Lisboa, contribuindo para a colocar entre as melhores e mais distintas regiões vinícolas do mundo. Em particular, este projeto pretende recuperar a antiga excelência DOC Arruda, não reconhecida nas últimas décadas. A Monte Bluna parte destas terras para se provar constantemente, apostando também na altitude, em novos montes nunca antes desbravados, para fazer algo muito antigo com modernidade e diferença.

Na Monte Bluna tudo é feito em equilíbrio com o meio ambiente, daí resultando uma harmonia que presta permanente homenagem às únicas verdadeiras atrizes, as uvas. Depois cada caso é um caso, cabendo aos artífices ir decidindo o melhor desfecho. Aqui nada é pré-programado, tudo resulta do capricho do tempo e da natureza. Os materiais, a criatividade e a ousadia dão os retoques finais à experiência sensorial que pretende promover. A nossa responsabilidade é total. A responsabilidade é sensatez, primeiro para com o ambiente e depois para com o consumidor. Moderação, senso e equilíbrio. Simples, contudo, complexo.

De uma terra ancestral, o melhor vinho, quando a natureza o quiser – este é o nosso compromisso.”

Informação adicional

Peso 1.4 kg
Pais de Origem

Portugal

Região

Lisboa

Produtor

Monte Bluna

Tipo de vinho

Vinho Tinto

Casta

Aragonez, Tinta Miúda

Capacidade

75Cl

Teor Alcoólico (º)

12º a 13º

Servir a

16ºC-17ºC

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Monte Bluna Reserva”

Crie um Pack à sua Medida

Bem -Vindo

Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas?

Precisa de Ajuda? Fale Connosco