Talha de Argilla Branco Herdade da Anta de Cima

Talha de Argilla Branco Herdade da Anta de Cima, nasce na serra de Montargil, região do Alto Alentejo, na Herdade da Anta de Cima, propriedade da família Tenreiro, num clima temperado, com precipitação média anual de 650mm, e sobre solos de barro, mediterrânicos.

15,90

Talha de Argilla Branco Herdade da Anta de Cima

Category

Descrição

Talha de Argilla Branco Herdade da Anta de Cima

Talha de Argilla Branco Herdade da Anta de Cima 2018, nasce na serra de Montargil, região do Alto Alentejo, na Herdade da Anta de Cima, propriedade da família Tenreiro, num clima temperado, com precipitação média anual de 650mm, e sobre solos de barro, mediterrânicos. Na Anta de Cima arrancaram-se as últimas vinhas na década de 50 do século passado e, como testemunha, a velha adega de talhas ainda resiste ao tempo. Em 2010, ressurgiu a vinha e em 2012 produziram-se os primeiros vinhos argilla, branco e tinto.

Notas de Prova
Nariz de grande elegância com notas de brioche, cera de abelha e alperce em calda, tudo num conjunto muito no e mineral com sugestões de talco e canela. Boca harmoniosa e texturada, sedosa e envolvente com final longo, tenso e sucroso.

Vinificação
Desengace total antes do esmagamento, fermentação em talhas de barro de 140 litros, sem adição de leveduras. Conseguimos controlar a temperatura entre 18º a 20º.

Vinha
4.000 videiras/ha; cordão bilateral e guyot duplo, com exposição variada

Herdade da Anta de Cima
Os vinhos argilla são produzidos na Herdade da Anta de Cima, propriedade da família Tenreiro, localizada na Serra de Montargil, distrito de Portalegre.

A exploração agrícola baseia-se no sistema de produção agro-florestal tradicional da região, onde se destacam os montados de sobro e os pinhais mansos pastoreados por rebanhos de ovinos e porcos alentejanos engordados a lande.
As vinhas exploram os solos mais férteis da herdade, solos de barro e mediterrâneos, argilosos, de reacção ácida a ligeiramente alcalina, bem drenados, dominantemente expostos a sul e com declive moderado.
Na Anta de Cima arrancaram-se as últimas vinhas na década de 50, do século passado e, como testemunha, a velha adega de talhas ainda resiste ao tempo, destelhada mas de pé nas suas grossas paredes de pedra. Em 2010, ressurgiu a vinha na Serra de Montargil e em 2012 produziram-se os primeiros vinhos argilla.

É um ciclo que se inicia, um projecto familiar que une a tradição e modernidade e que visa a excelência na produção deste apaixonante, único e tão português produto: o vinho.

O sistema de agricultura estabelecido na Herdade da Anta de Cima busca o equilíbrio entre planeamento e trabalho humano com os mais diversos tipos de serviços ecológicos gerados pelo ecossistema local.

Acreditando no valor Ecológico de sistemas diversificados, trabalhamos diariamente no sentido da promoção da biodiversidade, da preservação de recursos hídricos, edáficos, genéticos e no sentido da criação de micro-economias circulares capazes de integrar da melhor forma a nossa produção nas condições deste sistema.

Informação adicional

Peso 1.4 kg
Pais de Origem

Portugal

Região

Alentejo

Produtor

Herdade da Anta de Cima

Tipo de vinho

Vinho Branco

Casta

Alvarinho, Verdelho, Viosinho

Capacidade

75Cl

Teor Alcoólico (º)

12º a 13º

Servir a

10/12 ºC

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Talha de Argilla Branco Herdade da Anta de Cima”

Crie um Pack à sua Medida

Bem -Vindo

Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas?

Precisa de Ajuda? Fale Connosco