Descrição
Vila Nova Reserva Branco
O Vila Nova Reserva Branco Casa de Vila Nova é um vinho elaborado exclusivamente a partir da casta Avesso, uma das mais conhecidas e reconhecidas da região dos Vinhos Verdes.
A casta Avesso é cultivada na região dos Vinhos Verdes, contudo a sua plantação concentra-se próxima da região do Douro, especificamente nas sub-regiões de Baião, Resende e Cinfães. Aí, encontra as condições favoráveis para se desenvolver, uma vez que prefere solos mais secos e menos férteis do que aqueles que habitualmente existem em outras zonas da região dos Vinhos Verdes.
Os cachos da casta Avesso são de tamanho médio e os seus bagos são grandes e verde-amarelados. Esta casta origina vinhos aromáticos, bastante saborosos e harmoniosos. As qualidades da casta Avesso são verdadeiramente apreciadas quando as condições de maturação permitem elaborar vinhos com, pelo menos, 11% de álcool.
Vinificação
Este é um vinho com notas de madeira. Estagiou 12 meses em barrica de carvalho francês.
Casa de Vila Nova
A Casa de Vila Nova posiciona-se no mercado de Vinho Verde como o produtor Bernardo Lencastre que alia a tradição e experiência dos fundadores, à vivacidade e inovação de uma nova geração. Tem como missão oferecer ao mercado vinhos verdes jovens, frescos e de qualidade, que permita aos seus clientes proporcionar uma oferta diferenciadora ao consumidor. Pretende ser reconhecida como uma Casa de Vinho Verde de qualidade e inovação, apostando nas castas de Alvarinho, Avesso, Loureiro, Arinto, Fernão Pires e ainda Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Na família desde o século XII, a Casa de Vila Nova alargou e cresceu até ao século XX a partir da sua legendária Torre, em blocos, sucessivamente construídos e recuperados.
Nos anos 70 e 80, Luís Lencastre inicia-se como produtor de vinho verde. Em 1986, começa-se a reconversão total das vinhas, adquirem-se equipamentos e desenvolvem-se recursos agro-pecuários. Em 1993, para potenciar a componente vinícola e alguns negócios imobiliários, é constituída a Sociedade Agrícola e Imobiliária da Casa de Vila Nova, Lda, nome atual da empresa. Em 2003, são usadas as uvas da Casa de Vila Nova na produção e comercialização de uma marca de vinho verde, mantendo-se a venda residual de uva a granel. Vários vinhos foram colocados na distribuição e mais recentemente no Canal Horeca e em restaurantes.
A Casa de Vila Nova − quinta e empresa − mantêm-se na família até hoje, sendo os atuais sócios os irmãos Bernardo, Luísa, Sofia e Filipe.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.