André Figuinha
Sommelier profissional

André Figuinha

André Figuinha é sommelier profissional distinguido em 2019 como ‘Sommelier do Ano’ pela Mesa Marcada e também no mesmo ano pela revista Grandes Escolhas.

Nascido em Lisboa, Algés 1979, André Figuinha nem sempre sonhou em vir a ser sommelier. Com uma forte paixão ainda hoje pelo surf, era na eletrónica que via vir a ser a sua profissão. No final da década de 90, e após desistir de um curso superior de informática de gestão, e por obra do acaso, dedica-se à restauração. Nesta altura começa por ganhar um gosto imenso e uma vontade enorme de fazer mais e melhor na área e é aqui que encontra a sua verdadeira paixão de vida: vinho e hospitalidade!

Mais de 20 anos de profissão

Estudou várias línguas, fez o curso de sommelier no Estoril e alguns cursos especializados de vinhos entre outros. Trabalhou nos cruzeiros na Pincess Cruises onde conheceu e teve a experiência de outra realidade fora de Portugal. Teve o seu próprio restaurante, passou por vários grupos de restauração e chefs de renome em Lisboa. Atualmente é Head Sommelier no grupo Altis Hotels no restaurante Feitoria com uma estrela Michellin.

Cheio de ideias e ambição, contando já com mais de 20 anos de profissão e ainda com a noção de ter um longo caminho pela frente, abraça vários projetos. Dá formação de vinhos, consultoria, lidera provas comentadas de vinhos e faz treino de equipas de sala.

Disciplinado e determinado gosta de partilhar as suas experiências com os amantes do vinho de forma simples e descontraída. Encontrar o equilíbrio entre o vinho, a história e a emoção são as combinações diárias perfeitas para o desafio.