Caves São João
100 Anos de História

Centenário

Caves São João desde 1920

Fundadas em 1920 pelos irmãos José, Manuel e Albano Costa, as Caves São João são uma empresa familiar que, a princípio, se dedicava à comercialização de vinhos finos do Douro e licores. É hoje a empresa familiar mais antiga ainda em actividade no concelho de Anadia.

Nos anos 30, com a interdição da elaboração dos Vinhos do Porto fora de Vila Nova de Gaia, a Empresa começa a comercializar vinhos de mesa da Bairrada. Nessa altura, inicia também a produção de espumantes naturais, pelo método “champanhês”, sendo de destacar, nesta fase, o importante papel do enólogo francês Gaston Mennesson.

Dá início à exportação de vinhos para o mercado Brasileiro e, pouco tempo depois, para as colónias portuguesas em África. No final da década de 50 nasce uma das mais célebres marcas de vinhos da região da Bairrada – o “Frei João” – e, um pouco mais tarde, uma marca da região demarcada do Dão, o “Porta dos Cavaleiros”.

caves-sao-joao-1-1.jpg
caves-sao-joao-3-1.jpg
caves5-1.jpg
caves-sao-joao-5-1.jpg

Celebração

Evento 24 junho 2020

Numa organização conjunta Caves de São João , Garrafeira Nacional, Cercial Vinhos e TintoCão, vamos celebrar e apresentar dois Vinhos únicos nos 100 anos das caves São João, um deles só será conhecido no próprio dia.

Vamos estar em directo no Facebook e Youtube Tintocão a partir de vários locais:

Caves de São João – vai estar a Engenheira Célia Alves – Gerente das Caves São João e Dirk Niepoort – Enólogo e Produtor de Vinho.

Garrafeira Nacional  em Lisboa – um dos maiores especialistas em Vinhos em Portugal, com mais de 90 anos de história e uma colecção que até já tem direito a Museu, pela sua autenticidade, diversidade e raridade. Aqui vai estar a equipa da Garrafeira Nacional , com o seu Sommelier Nélson Guerreiro, representantes da Cercial Vinhos e alguns convidados especiais, tendo em conta as condicionantes do momento.

Quer ser o primeiro a receber informação dos dois novos Vinhos únicos 100 anos das Caves São João?

Engenheira Célia Alves, Gerente das Caves São João

Estou nas Caves São João há cerca de 15 anos e estes últimos 10 anos anos fora de facto demasiado intensos.

Parecia faltar uma eternidade, não só pelo tempo mas pelos enormes desafios que atravessámos.

Foi um acto de esperança e confiança neste projecto que agora terminou.

Melhor do que todos os outros vinhos, esta colecção representa este trabalho de grupo, este juntar de boas vontades, esta procura por novos caminhos que honrassem este passado.

Cado ano foi um desafio mas é com imenso orgulho e sensação de missão cumprida que apresentamos este vinho que espero, feche um ciclo de vida da empresa.

O mundo mudou imenso mesmo, só nos 15 anos que acompanho as caves mas estou segura que actualmente estamos mais preparados e com o apoio e reconhecimento dos nossos clientes, fornecedores e amigos.

Hoje é um dia de alegria e também de ansiedade porque já estamos a procurar o próximo centenário onde as caves continuarão a ser uma referência para a Região e para os vinhos Portugueses.

Neste ano de 2020 renovamo-nos, e renascemos para um futuro que desejamos tão rico como foi o nosso passado

Célia Alves

Vinhos únicos nos 100 anos das caves São João

A Celebrar desde 2010

O Centenário das Caves de São João começou a ser celebrado e preparado em 2010, com o objectivo de lançar um Vinho por ano até 2020, que celebrasse cada década de história das Caves São João.

O Design do Projecto Centenário Caves São João é da autoria de António Quintas – quintas | comunicação

100 anos Caves São João

The Jazz Singer

O primeiro Vinho lançado para celebra o Centenário foi o Caves São João 90 Anos de História lançado em 2010 e que celebra a década de 20, simbolizada pelo filme sonoro “The Jazz Singer” 

90

1920 / 1930

91

1930 / 1940

…Era uma vez o ano de 1938. O programa de Orson Welles e sua equipa de actores de teatro começavam mais uma transmissão do “Mercury Theatre on the Air um programa ao estilo de uma rádio novela em que se adaptavam grandes clássicos da literatura. 

Mercury Theatre on the Air

Carta das Nações Unidas

Em 2012 celebrou-se a criação da ONU na década de 40 no final da 2ª Guerra Mundial. 

A Carta das Nações Unidas ou Carta de São Francisco é o acordo que formou a Organização das Nações Unidas logo após a Segunda Guerra Mundial, em substituição da Liga das Nações, como entidade máxima da discussão do direito internacional e fórum de relações e entendimentos supranacionais. 

92

1940 / 1950

93

1950 / 1960

4ª edição- 2013 Anos 50 – Anos Dourados A imagem para este vinho trás muitos poás, ou bolinhas, padrão típico dos tecidos femininos. A caixa é toda confeccionada em papel que imita tecido com bolinhas pretas e brancas na parte da frente no exterior, e brancas e pretas interiormente e nas laterais

Anos 50- Anos Dourados

Filosofia de uma Geração

5ª Edição – 2014 Anos 60 De todos os acontecimentos dos anos 60, quer queiramos, quer não a memória dos Beatles é incontornável, suplanta até mesmo a lembrança da viagem à Lua, a 1ª operação ao coração, o assassinato de John kennedy, os movimentos estudantis, ou a construção do Muro de Berlim. Foi um grupo que tudo revolucionou, tudo influenciou. 

94

1960 / 1970

95

1970 / 1980

 

6ª Edição – 2015 Anos 70 Neste ano de 2015, os anos 70 representam a década em que a empresa comprou sua própria quinta e os vinhos passam a ser produzidos também com uvas próprias

Liberdade

Implementação da Internet a nível Global

7ª Edição – 2016 ANOS 80 Tim Berners-Lee propõe oficialmente um sistema que ficou conhecido como World Wide Web. A Internet encurtou definitivamente os espaços e fez desaparecer as fronteiras. Baseado no universo virtual, a rede rompe com a ideia de espaço físico, aproximando até mesmo pessoas que estão em pontos opostos do planeta.

96

1980 / 1990

97

1990 / 2000

8ª Edição – 2017 Em junho de 1992, ocorreu no Rio de Janeiro o encontro mundial para o meio ambiente. A reunião de 176 Países ficou conhecida como ECO 92. Além da sensibilização das sociedades e das elites políticas, a Conferência teve como resultado a produção de alguns documentos oficiais fundamentais, tendo a Agenda 21 o papel mais relevante.

Encontro Mundial para o Meio Ambiente

Descodificação do DNA Humano

9ª Edição – 2018 No 98 Anos de História o tema foi o projeto genoma, denominação dada a tarefa de descodificação do DNA humano realizada por diversas nações associadas, que consistiu no esforço de decifrar o mapeamento do genoma humano. No ser humano o genoma é constituido por 23 pares de comossomas onde o filme da vida é contado.

98

2000 / 2010

99

2010 / 2020

8ª Edição – 2017 Em junho de 1992, ocorreu no Rio de Janeiro o encontro mundial para o meio ambiente. A reunião de 176 Países ficou conhecida como ECO 92. Além da sensibilização das sociedades e das elites políticas, a Conferência teve como resultado a produção de alguns documentos oficiais fundamentais, tendo a Agenda 21 o papel mais relevante.

Bosão de Higgs

Like, Share, Repeat

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Liga-te a Nós!