Encontro Mundial para o Meio Ambiente

97 Anos de História Caves São João – Década 1990 / 2000

8ª Edição – 2017 Em junho de 1992, ocorreu no Rio de Janeiro o encontro mundial para o meio ambiente. A reunião de 176 Países ficou conhecida como ECO 92. Além da sensibilização das sociedades e das elites políticas, a Conferência teve como resultado a produção de alguns documentos oficiais fundamentais, tendo a Agenda 21 o papel mais relevante.

Vinificação

Este vinho teve origem num talhão de vinha da casta Baga, sujeito a práticas culturais muito rigorosas, na desafiante campanha de 2014. As uvas foram vindimadas manualmente e cuidadosamente vinificadas com maceração completa, em lagar com pisador pneumático. Após a fermentação maloláctica o vinho estagiou durante 12 meses em pipas de carvalho francês, e seguidamente 18 meses em cuba de cimento, como sempre foi tradição na nossa casa. Foi engarrafado, sem ser sujeito a qualquer tratamento clarificante ou estabilizante, em 2017.

Cor

Rubi profunda.

Aroma

Muito fino e elegante, com notas de eucalipto, resinas, frutos negros, figo seco, feno e especiarias, típicas desta casta.

Sabor

Bela estrutura, frescura e comprimento em bocas. Percepção das sensações aromáticas, sentidas na olfação nasal direta. Taninos presentes, mas bem domados. Grande capacidade de envelhecimento

Aptidões

Deve ser servido à temperatura de 17/18 º C. Recomendado para acompanhar carnes assadas ou grelhadas, peixes gordos, caça e queijos, entre muitas outras iguarias de sabores e texturas intensas. Este vinho tem um potencial de envelhecimento de, no mínimo, 15 anos.

Deve ser servido à temperatura de 17/18 º C. Recomendado para acompanhar carnes assadas ou grelhadas, peixes gordos, caça e queijos, entre muitas outras iguarias de sabores e texturas intensas. Este vinho tem um potencial de envelhecimento de, no mínimo, 15 anos.

Análise Físico-Química

Álcool (% vol.): 12,6
Acidez volátil (g acético/l): 0,51
Acidez total (g tartárico/l): 5,61
pH: 3,45
Extracto seco total (g/l): 30,3
Açúcares totais (g/l): 2,8 SO2
Total (mg/l): 109

Pratos recomendados

Carnes assadas ou grelhadas, peixes gordos, caça e queijos, entre muitas outras iguarias de sabores e texturas intensas.

98-Anos-de-História-Caves-São-João

98 Anos de História Caves São João - Década 2000 / 2010

9ª Edição – 2018 No 98 Anos de História o tema foi o projeto genoma, denominação dada a tarefa de descodificação do DNA humano realizada por diversas nações associadas, que consistiu no esforço de decifrar o mapeamento do genoma humano. No ser humano o genoma é constituido por 23 pares de comossomas onde o filme da vida é contado. 

99 Anos de História Caves São João - Década de 2010/2020

O vinho seleccionado para retratar a década de 2010 / 2020 foi um Rosé Pinot Noir de 2018 com Denominação de Origem Bairrada. 

Integrado no projecto de Comemorações do 1º Centenário das Caves São João que terá lugar, em 2020, foi lançado no mercado mais um vinho agora com o rótulo 99 Anos de História Caves São João. 

Esta edição apresenta um tema alusivo ao Bosão de Higgs, também chamada a partícula de Deus, que é uma partícula elementar, teoricamente surgida logo após o Big Bang, descoberta em 14 de Março de 2013. 

99-anos-com-história