Sommeliers

Storytellers

Contadores de histórias do Vinho 

O objectivo do programa é divulgar, partilhar e fomentar a cultura do vinho.

APOIO COMUNICAÇÃO

Procura-se conquistar os amantes do vinho expondo a cultura do vinho de uma forma sucinta, simples e descontraída, mostrando temas interessantes com ligação também à cultura, música, gastronomia e lifestyle.

Pretende criar um movimento de sommeliers e enófilos onde a ligação é comum: o vinho e arte de saber apreciar, beber vinho, mas beber bons vinhos e aquilo que nos dá mais prazer.

Proporciona conteúdos digitais pelo menos 1 vez por semana em direto ou com notícia nos canais do programa.

Sommeliers

André 1

Head Sommelier Restaurante Feitoria

Rodolfo

Sommelier – Docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Próximo Evento

12 de Abril às 21h30

Apoio

“A Relação dos Diretores de Hotel com o Vinho e Garrafeiras”

Pedro Pinto
Sérgio Bernardo

Dias
Horas
Minutos

Quer participar em todos os eventos?

Se em torno do vinho existe uma envolvência com um lado sentimental, existe também um outro oposto e extremamente necessário que é o mundo dos números.
Os hotéis tem sido um dos maiores impulsionadores,  uma vez que desde há muito que olham com um sentido mais crítico no que diz respeito à análise, entendimento e evolução dos dados. Tem sido também através destas mesmas análises que se tem conseguido partilhar e fazer evoluir o setor tornando-o mais assertivo.
A visão hoteleira por uma questão de necessidade, acaba por permitir que grande parte do tempo de serviço, do trabalho do sommelier, seja dedicado ao ”Backoffice” e assume-o como sendo estritamente fundamental na obtenção de resultados.

Desta forma, acaba por deixar passar a mensagem para todos os outros tipos de negócios que envolvam sommeliers em que uma das partes integrantes e não menos importante do trabalho é também a parte de escritório.

Não é só na sala e no serviço que o sommelier tem de estar. Esta última apenas resulta no culminar de um todo. A obtenção de resultados começa fora do palco!
As formas de olhar para este departamento dentro dos nossos grupos hoteleiros diverge quer seja um grupo nacional ou internacional. Uma verdade é certa: o reconhecimento e necessidade deste serviço é uma prática mais comum na generalidade sendo encarado como uma mais-valia.

Mas sabemos também, que embora queiram, nem todos terão a capacidade financeira de suportar uma posição deste género dentro da sua empresa. Neste sentido as alternativas de formações desenhadas à medida, restruturação de cartas ou treino de equipas são uma alternativa levada a cabo por alguns dos melhores sommeliers do setor.

Os investimentos têm alguma expressão e as questões que se levantam são inúmeras e abrangem variados medos e indecisões.

Vamos tentar debater o tema, como habitual, de forma a esclarecer e desmistificar ao máximo estas e outras questões. Até lá!

Convidados

Sérgio Bernardo

Hotel General Manager | Lumen Lisboa Hotel

Desde Julho de 2006 , exerce funções de Director de F&B de uma unidade hoteleira de 4 estrelas de Lisboa. A experiência na industria Hoteleira tem permitido desenvolver conhecimentos em outras áreas além de F&B, tais como Alojamento e Departamento Comercial, devido ao desempenho de funções na área de Eventos, mas também no âmbito de MOD (Manager on Duty).

 

Pedro Pinto

Hotel General Manager | Corpo Santo Lisbon Historical Hotel

Director-geral do Corpo Santo Lisbon Historical Hotel, foi distinguido como “Best Global General Manager 2020”, na edição deste ano dos World Luxury Hotel Awards. Com uma carreira de mais de 20 anos de actividade profissional na área da hotelaria, Pedro Pinto passou por diversas cadeias hoteleiras nacionais. Em 2017, encabeçou o projecto de abertura do Corpo Santo Lisbon Historical Hotel.

WhatsApp Image 2021-04-07 at 21.16.59
André Figuinha

André Figuinha

SOMMELIER PROFISSIONAL

André Figuinha é sommelier profissional distinguido em 2019 como ‘Sommelier do Ano’ pela Mesa Marcada e também no mesmo ano pela revista Grandes Escolhas.

Nascido em Lisboa, Algés 1979, André Figuinha nem sempre sonhou em vir a ser sommelier. Com uma forte paixão ainda hoje pelo surf, era na eletrónica que via vir a ser a sua profissão. No final da década de 90, e após desistir de um curso superior de informática de gestão, e por obra do acaso, dedica-se à restauração. Nesta altura começa por ganhar um gosto imenso e uma vontade enorme de fazer mais e melhor na área e é aqui que encontra a sua verdadeira paixão de vida: vinho e hospitalidade!

Estudou várias línguas, fez o curso de sommelier no Estoril e alguns cursos especializados de vinhos entre outros.

Trabalhou nos cruzeiros na Pincess Cruises onde conheceu e teve a experiência de outra realidade fora de Portugal. Teve o seu próprio restaurante, passou por vários grupos de restauração e chefs de renome em Lisboa. Atualmente é Head Sommelier no grupo Altis Hotels no restaurante Feitoria com uma estrela Michellin.

Cheio de ideias e ambição, contando já com mais de 20 anos de profissão e ainda com a noção de ter um longo caminho pela frente, abraça vários projetos. Dá formação de vinhos, consultoria, lidera provas comentadas de vinhos e faz treino de equipas de sala.

Disciplinado e determinado gosta de partilhar as suas experiências com os amantes do vinho de forma simples e descontraída. Encontrar o equilíbrio entre o vinho, a história e a emoção são as combinações diárias perfeitas para o desafio. 

Rodolfo Tristão

SOMMELIER E CONSULTOR DE VINHOS

Rodolfo Tristão, sommelier e consultor de vinhos, com uma carreira superior a 20 anos no mundo dos vinhos, tanto em Portugal como a nível internacional, notabilizou-se não só pelos prémios e distinções, entre os quais Sommelier do Ano 2016 pela Revista de Vinhos e Premio Arte da Sala da Academia da Gastronomia Portuguesa.

 Tem acumulado ao longo da sua brilhante vida profissional, mas também na restauração, enquanto diretor de vinhos do GRUPO AVILEZ, onde permaneceu vários anos, com destaque para o BELCANTO, um dos melhores restaurantes do mundo.

Tirou o curso profissional de Restaurante/bar pela Escola Hotelaria e Turismo do Estoril, curso de sommelier. Licenciado em Produção Alimentar em Restauração pela ESHTE.

Tem ainda uma pós Graduação em Higiene e Segurança Alimentar pela ESHTE.

Especialista pela ESHTE em Hotelaria e Restauração.

É docente na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), onde atualmente dá aulas de Enogastronomia e autor de dois livros, “Á Descoberta do Vinho”, 2010 e o último deles “Saber Beber Vinho”, lançado em 2019.

Pertence ao grupo de formadores do Curso de Escanções na Escola Hotelaria e Turismo do Estoril.

Foi durante alguns anos com muito orgulho Presidente dos Escanções de Portugal

 Iniciou, entretanto, uma parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRTejo) até porque, além de conceituado sommelier, é natural do Cartaxo e grande defensor do potencial dos vinhos da região. A sua atividade passa também pela consultoria especializada, na área dos vinhos e da vinha, criando projetos personalizados, especialmente desenhados à medida, onde se destaca a formação e elaboração de carta de vinhos.

Parceiro na empresa Martins Wine Advisor, considerada em Uk a melhor ao nível de Serviço de vinhos 2019 ( www.martinswineadvisor.com).

Faz parte do Painel de Provas da Revista de Vinhos.

Responsável, chefe da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola dos Açores.

Faça parte da Comunidade Tintocão e não perca nenhum detalhe dos eventos semanais. Além de receber antecipadamente toda a informação, poderá ainda futuramente participar em Cursos na Academia TINTOCÃO,  Eventos Exclusivos e obter ofertas especiais na Garrafeira TINTOCAO

Comunidade Tintocão

2ª Edição Sommeliers Storytellers

Eventos Anteriores | Carlos Cunha e Hugo Mendes Sandra Tavares da Silva, Beatriz Machado e Cláudia Abrantes

Uma jornada para redescobrir o Vinho da qual queremos que faça parte.

1ª Edição Sommeliers Storytellers

Eventos Anteriores | Pedro Cardoso e Tomás Caldeira Cabral Cláudio Martins e Dirk Niepoort João Rodrigues e António Maçanita Carlos Simões Luís Pato e Manuel Moreira Paulo Pechorro​ e Gonçalo Patraquim

Uma jornada para redescobrir o Vinho da qual queremos que faça parte.

Comunidade Tintocão

Uma jornada para redescobrir o Vinho da qual queremos que faça parte.

Junte-se à Comunidade Sommeliers Storytellers