fbpx

Janelas de vinho, coronavírus inspirou um retorno à invenção

Há muitos anos - precisamente na época da peste negra - eram construídas na cidade, pequenas janelas para a venda de vinho. Uma invenção que se espalhou por toda a Toscânia naqueles anos de peste bubónica, que foi particularmente intensa em Itália em 1630 e que, agora, volta a ganhar utilidade.
Janelas de vinho

Centenas de bares e restaurantes italianos “ressuscitaram” a tradição antiga das chamadas “Janelas de Vinho”

Nos anos 1300, os europeus viviam com medo de que a peste ceifasse vidas em todo o continente. Em 2020, os europeus enfrentam a ameaça do coronavírus, uma pandemia que já matou mais de 728.000 em todo o mundo .

Entre a ira da Peste Negra em 1300 e a Peste Italiana em 1600, os comerciantes de vinho na região italiana da Toscana construíram “janelas de vinho” para proteger compradores e vendedores de um contato próximo.

As “janelas de vinho”, ou buchette del vino, da Toscana, são escotilhas de tamanho pequeno, esculpidas nas paredes de concreto de vinícolas e lojas urbanas, onde os comerciantes de bebidas servem o vinho, ou qualquer outra bebida, a uma distância social segura.

As janelas ficaram fora de moda ao longo dos séculos, mas o surto do coronavírus inspirou o seu retorno.

De acordo com a imprensa internacional, só em Florença estarão cerca de 150 estabelecimentos a recorrer a esta tradição para vender bebidas.

Janelas de vinho
Janelas de vinho, em Florença (Associazione Buchette del Vino/Divulgação)

“Todos ficamos confinados em casa por dois meses e, em seguida, o governo permitiu uma reabertura gradual”, diz o site da Wine Window Association.

“Durante esse período, alguns proprietários  retrocederam no tempo e estão a utilizar as janelas para distribuir copos de vinho, xícaras de café, bebidas, sanduíches e sorvetes – todos livres de germes e sem contato!”.

TINTO CÃO

TINTO CÃO

Deixe um Comentário

Tabela de Conteúdos

Artigos Recentes

Siga-nos

Youtube

Tintocão Convida

TintoCão Convida

TintoCão Convida é um programa de entrevista conduzido por Rodrigo Quina ou Tomás Caldeira Cabral com o objectivo de conhecer melhor as personalidades ligadas ao Vinho, não só na sua vertente profissional como pessoa, qual a sua história, carreira, hobbies e projectos. 

Sommeliers Storytellers

André Figuinha
André Figuinha
Rodolfo Tristão
Rodolfo Tristão

Sommeliers André Figuinha e Rodolfo Tristão todas as semanas Canal Facebook Tintocão

Registe a nossa Newsletter

Options

Bem -Vindo

Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas?

Precisa de Ajuda? Fale Connosco