Centenas de bares e restaurantes italianos “ressuscitaram” a tradição antiga das chamadas “Janelas de Vinho”
Nos anos 1300, os europeus viviam com medo de que a peste ceifasse vidas em todo o continente. Em 2020, os europeus enfrentam a ameaça do coronavírus, uma pandemia que já matou mais de 728.000 em todo o mundo .
Entre a ira da Peste Negra em 1300 e a Peste Italiana em 1600, os comerciantes de vinho na região italiana da Toscana construíram “janelas de vinho” para proteger compradores e vendedores de um contato próximo.
As “janelas de vinho”, ou buchette del vino, da Toscana, são escotilhas de tamanho pequeno, esculpidas nas paredes de concreto de vinícolas e lojas urbanas, onde os comerciantes de bebidas servem o vinho, ou qualquer outra bebida, a uma distância social segura.
As janelas ficaram fora de moda ao longo dos séculos, mas o surto do coronavírus inspirou o seu retorno.
De acordo com a imprensa internacional, só em Florença estarão cerca de 150 estabelecimentos a recorrer a esta tradição para vender bebidas.

“Todos ficamos confinados em casa por dois meses e, em seguida, o governo permitiu uma reabertura gradual”, diz o site da Wine Window Association.
“Durante esse período, alguns proprietários retrocederam no tempo e estão a utilizar as janelas para distribuir copos de vinho, xícaras de café, bebidas, sanduíches e sorvetes – todos livres de germes e sem contato!”.